domingo, 24 de julho de 2011

FAQ

O Projeto Escritores Independentes está em sua primeira edição. É normal algumas pessoas apresentarem dúvidas sobre o concurso. Para esclarecer a todos disponibilizamos abaixo uma lista de respostas às perguntas que têm sido mais freqüentes.

Se você ainda tiver dúvidas, mande um email para produtoraincult@gmail.com que lhe atenderemos prontamente.

Os textos devem abordar temas verídicos ou podem ser fictícios?

R: O tema é livre e podem ser abordados fatos reais ou fictícios, desde que obedecendo ao estilo de Crônica: breve texto literário, narrativo, que pode ser extraído do cotidiano através da observação e impressão do autor. Pode-se narrar fatos verídicos em formato de ficção e/ou ainda narração de fatos históricos segundo a ordem temporal.

Não consegui localizar onde faço a inscrição.

R: Primeiramente o candidato deverá ler o regulamento no blog: www.incultproducoesculturais.blogspot.com
Para realizar a inscrição é necessário "curtir" a página Incult no facebook: http://www.facebook.com/#!/pages/Incult/239447749417057

Em seguida, enviar os 2 textos para o email: produtoraincult@gmail.com, com seu nome e telefone.

Tenho textos que já foram publicados em livros do próprio Clube de Autores. Posso enviar algum desses textos para o projeto?

R: Não. As crônicas para o Projeto Escritores Independentes devem ser inéditas. Ou seja, sem nunca antes terem sido publicadas.

Posso utilizar textos que foram publicados apenas no meu blog?

R: Não. As crônicas para o Projeto Escritores Independentes devem ser inéditas sem qualquer tipo de publicação em blog, site, livros, etc.

Gostaria de participar do Projeto Escritores Independentes, mas preciso saber se é preciso ter facebook para se inscrever no concurso?

R: Sim. A idéia do uso do facebook é para que depois de definidos os ganhadores que irão publicar as crônicas, as discussões sejam feitas pela página do site, tais como a elaboração da capa, valores de comercialização, data do coquetel de autógrafos, etc. Por isso é necessário que se tenha uma conta na rede. A idéia é que essas ferramentas sirvam também para a disseminação da cultura e não somente para publicação de lixo virtual. Sendo assim, torna-se obrigatório que o participante possua um perfil.

Como deve ser a formatação de meus trabalhos e em qual formato tenho que enviar?

R: O texto deverá ser escrito na fonte Times New Roman, tamanho 12. Pode-se enviar o arquivo em world, pdf, ou no corpo do email.

Qual é a quantidade de páginas que cada texto deverá possuir?

R: Como descrito no regulamento, não há um tamanho específico para os textos, desde que obedeçam ao estilo de Crônica. O ideal é que os textos sejam breves em torno de 1 lauda, pois serão 100 textos  publicados.

As páginas das crônicas que enviarei para serem inscritas no concurso deverão ser numeradas?

R: Não é necessário a numeração das páginas.

O que vocês querem dizer quando pedem o endereço da nossa página para divulgação? O nome e os meios de contato vão junto com os textos?

O endereço de divulgação pode ser um blog, um site, página no facebook, twitter, etc., sendo apenas uma opção caso o participante queira que a Incult divulgue outros textos de sua autoria. O nome do autor será publicado no livro de crônicas, mas os contatos não.

Haverá algum tipo de votação para a escolha dos ganhadores?

R: Não haverá votação aberta para a escolha dos textos, essa será feita através de profissionais da área em nome da Incult.

Os autores receberão algum exemplar do livro?

R: Os autores não receberão o exemplar. Como são 50 pessoas selecionadas ficará um custo significativo para a Incult, visto que não estamos recebendo ajuda financeira para a realização do concurso e o valor de arrecadação com as vendas dos exemplares será para finalidades como o coquetel de autógrafos, divulgação, entre outros.

Boa Sorte!

Incult Produçoes Culturais

5 comentários:

  1. Tenho ainda algumas dúvidas.
    Posso usar um pseudônimo?
    Os dois textos e as informações para contato (incluindo nome completo) devem estar todos juntos no arquivo do word?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cinthia.
    Pode usar um pseudônimo sim.
    As informações de contato podem ficar no corpo do email ou no arquivo em word, como preferir.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Tenho duas dúvidas.
    Primeira: eu registrei apenas meu pseudônimo. Devo corrigir isso reenviando minha inscrição com a devida correção, ou não há problema algum nisso por enquanto, devendo eu fazer a correção apenas no caso de meus textos serem escolhidos?

    Segunda: no regulamento está escrito que a divulgação será de exclusividade dos autores envolvidos no livro final. Ainda assim, nas perguntas e respostas foi dito que a Incult não poderá ceder uma cópia de livro para cada autor devido às despesas [que eu concordo que seriam bem altas se o fizesse], e que a verba adquirida será revertida para o coquetel, divulgação e etc... Qual dos dois está correto? A divulgação feita pelos autores e a Incult, ou apenas pelos autores?

    Muito obrigada pela atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Juliana.

    Em relação ao pseudônimo pode por enquanto ser apenas o pseudônimo desde que tenha nos enviado seus dados para contato. Quanto à divulgação a Incult já está fazendo nesse primeiro momento, através de assessoria de imprensa, e-mail marketing e redes sociais. Quando dissemos que não a faremos estamos nos referindo aos períodos posteriores quando o livro ficará no site para venda. A obra ficará no site por tempo indeterminado e caberá aos autores a divulgação do mesmo.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir